Universidade Católica de Petrópolis

Encontro com os Mestres

Educação e relações
étnico-raciais: uma
discussão sobre saúde mental

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

O evento tem por objetivo discutir sobre as relações étnicos raciais e a saúde mental. Por meio de uma mesa-redonda coordenada pela professora Gerusa Rodrigues, os palestrantes apresentarão uma discussão sobre a intensificação das doenças mentais relacionadas às mulheres negras que atuam na educação.

Público-alvo

Alunos das licenciaturas e interessados.

  • Data

    Dia 21 de setembro de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestrantes

Gerusa Faria Rodrigues

Professora

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, ingresso 2019.1, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis,título da dissertação defendida em dezembro de 2016: A construção do tempo integral em uma escola do campo. Pós graduação em Docência do Ensino Superior, concluída em 1999 pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Tem experiência na área de Educação como docente e no setor administrativo (Secretária Escolar). Professora mediadora de leituras literárias na E. M. Brasília/ Duque de Caxias/RJ. Professora na Universidade Católica de Petrópolis no curso de Pedagogia nas disciplinas Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa e suas práticas pedagógicas , Pesquisa em Educação, Gestão e coordenação pedagógica e Educação Ambiental.

Isis Lopes de Brito

Doutoranda em Educação

Doutoranda em Educação na Universidade Católica de Petrópolis, Mestre em Psicologia. Graduada em Psicologia e Pedagogia. Neuropsicóloga, Especialista em Psicopedagogia, Pedagogia Empresarial, Supervisão e Inspeção Escolar. Servidora Pública concursada pela SEEDUC/RJ, como Supervisora Educacional (Professor Inspetor Escolar) Foi servidora pública na Prefeitura Municipal de Itaboraí - RJ, como Orientadora Pedagógica e na Prefeitura de São Gonçalo como professora de Sala de Recursos e assessora pedagógica de creches conveniadas. Professora Universitária com 18 anos de experiência em instituições públicas e privadas. Foi Gestora do curso em pós graduação em psicopedagogia por 10 anos Tem experiência em todas as etapas da educação escolar, atuando especialmente na capacitação docente, educação especial, psicopedagogia, gestão educacional, tutoria em EAD, elaboração de conteúdos instrucionais EAD e planejamento educacional. Sócia da Rede Polén - projetos educacionais. Integrante do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP)

Thiago Coronato Nunes

Doutorando em Educação

Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Médico-Psiquiatra, especialista em Psiquiatria pela ABP, pós-graduado em Psiquiatria pela UFF e pós-graduado em Dependências Químicas pela UNIFESP. Graduado em medicina pela UFF. Formação Psicanalítica em andamento no Instituto Távola. Pesquisador no Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). Psiquiatra do Ambulatório Escola da FMP. Coordenador docente da Liga de Saúde Mental da UNIFASE. Experiência em Medicina de Urgência e Emergência. Consultório particular para atendimentos em Psiquiatria em Petrópolis-RJ.

Outras informações:

Este evento é uma atividade da disciplina “Projetos e Atividades de Extensão” do curso de Pedagogia e a participação valerá como presença para os alunos do curso regularmente matriculados na disciplina. Para os demais participantes, o evento valerá como atividade complementar ou extra.

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h