Universidade Católica de Petrópolis

ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela lei Nº 10.861/2004. O objetivo é avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados a realidade brasileira e mundial e a outras áreas de conhecimento.

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, composto por dois instrumentos:

  • Prova para avaliação individual de desempenho do estudante.
  • Questionário do estudante.

Ciclo do ENADE:

O Enade é aplicado periodicamente aos estudantes, sendo condição indispensável para a colação de grau, para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior – IES.

Ano II -2021
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins.
Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes.
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas.
Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e produção Industrial.
Ano III - 2022
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas.
Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão de Negócios, Apoio Escola, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Ano I -2022
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins.
Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.
Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

Quem participa do ENADE?

Ingressantes:

Aqueles que tenham iniciado o curso em 2019, que estejam regularmente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada. Alunos ingressantes não fazem prova nem respondem ao questionário, apenas são informados pela UCP, ao INEP, quem são.

Concluintes:

Aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso ou ainda aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020. Aos alunos concluintes é obrigatória a participação no exame realizando a prova (presencial) e respondendo ao Questionário do Estudante (em meio virtual)

Sobre a Prova

A prova é constituída de 5 questões discursivas e 35 de múltipla escolha distribuídas em duas partes: Formação Geral (constitui 25% do resultado) e Componente Específico (constitui 75% do resultado).

Formação Geral:

60%

08 questões de múltipla escolha

40%

02 questões discursivas

+

Componente Específico:

85%

27 questões de múltipla escolha

15%

03 questões discursivas

Dúvidas?
Entre em contato

Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044

E-mail
faleconosco@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h

Rolar para o topo