Universidade Católica de Petrópolis

PALESTRA

Inclusão:
Utopia ou realidade?

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

Com o crescente número de matrículas nas escolas, cursos e universidades de pessoas com deficiência, nota-se uma maior necessidade de formação e discussão sobre o tema da inclusão.

A inclusão exige uma transformação da escola, pois defende a inserção no ensino regular de alunos com as mais diferentes deficiências. A inclusão exige rupturas. No sistema educacional da inclusão cabe à escola se adaptar às necessidades dos alunos e não aos alunos se adaptarem ao modelo da escola.

As Políticas Públicas tem motivado as escolas a incluírem os deficientes em sala de aula, mas existem problemas, como: despreparo e a falta de formação dos professores, a diversidade de alunos, alguns não aceitam o que são, e os próprios alunos que olham de forma diferente para os colegas com algum tipo de deficiência. Por falta de conhecimento, ou muitas vezes por preconceito da família.

Para uma inclusão de fato é necessário formamos uma sociedade não preconceituosa. Permitindo assim acesso dos diferentes na escola, na universidade, no trabalho, nos espaços comuns.

Público-alvo

Professores, pais, estudantes dos cursos de licenciatura, psicologia, assistente sociais e interessados.

  • Data

    Dia 14 de julho de 2021

  • Horário

    Das 19h às 20h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestrantes

Nathalia Quintella

Pedagoga e professora

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (2012). Pós-Graduada pelo Centro Universitário Barão de Mauá. (2014). Mestre em Educação, pela Universidade Católica de Petrópolis. (2018). Pedagoga e professora com experiência em Educação Básica, nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, e no Ensino Superior. Atua nas disciplinas de LIBRAS e educação inclusiva

Gerusa Rodrigues

Professora

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, ingresso 2019.1, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, título da dissertação defendida em dezembro de 2016: A construção do tempo integral em uma escola do campo. Pós graduação em Docência do Ensino Superior, concluída em 1999 pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Tem experiência na área de Educação como docente e no setor administrativo (Secretária Escolar). Professora mediadora de leituras literárias na E. M. Brasília/ Duque de Caxias/RJ. Professora na Universidade Católica de Petrópolis no curso de Pedagogia nas disciplinas Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa e suas práticas pedagógicas , Pesquisa em Educação, Gestão e coordenação pedagógica e Educação Ambiental.

Gicele Faissal

Professora

Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (2001), Especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (2004), Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite (2009). Atualmente é professora Assistente I - A do Centro Universitário Serra dos Órgãos do Curso de Graduação em Pedagogia, lecionando diversas disciplinas e participando de diversas comissões, além de ser Assessora da Pró-Reitora Acadêmica - PROAC. Participou de diversos cursos, programas, pesquisas, capacitações, eventos, bancas de monografias e orientações de monografias. Publica artigos, capítulos de livros entre outros em periódicos especializados. Possui grande experiência na área da Educação.

Outras Informações

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro das horas de atividade complementar ou extra.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h

Rolar para o topo