Universidade Católica de Petrópolis

I Simpósio de
Tendências em
Ciência Forense

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

O I Simpósio Tendências em Ciência Forense propõe discutir temas atuais sobre a produção da prova pericial criminal e cível.

Especialistas de diversas áreas do conhecimento, como engenharia, informática, biologia, psicologia e direito irão mostrar suas experiências por meio de palestras e mesa redonda, abrindo espaço para discussão entre alunos e profissionais. Além disso, o evento terá um espaço específico para apresentação da experiência de alunos de outras instituições com Ligas Acadêmicas na área da Ciência Forense.

Público-alvo

Profissionais, estudantes e demais interessados.

  • Data

    Dia 10 de dezembro de 2021

  • Horário

    De 16h50min às 22h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Abertura:

Abertura do Simpósio

  • Horário

    Às 16h50min

Com:

Adriana de Oliveira Afonso

Diretora do Centro de Ciências da Saúde da UCP

Rodrigo Grazinoli

Professor Adjunto UCP e Perito Criminal PRPTC-Petrópolis/SEPOL

Palestra de Abertura: “DNA de contato: em locais de crimes: aplicabilidade e limitações”

  • Horário

    Às 17h10min

Palestrante:

Alexandre Giovanelli

Perito criminal - IPPGF/SEPOL

Perito criminal no Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense (IPPGF) /SEPOL. Possui graduação em Biologia pela UFRJ, mestrado em Ecologia UFRJ, doutorado em Biologia Parasitária pela FIOCRUZ e Pós doutorado em Direitos Humanos pela UCP. Desde 2001 atua realizando exames periciais em cena de crime e nos últimos três anos em genética forense. Participou e coordenou pesquisas nas áreas de sociologia do crime, segurança pública, perícia criminal, epistemologia da criminalística. Atualmente coordena o Projeto da Faperj: "DNA de contato: Otimização de técnicas de coleta e amplificação de STR para amostras provenientes de locais de homicídios", além de pesquisas relacionadas à história da ciência forense no Brasil. De 2005 a 2009 foi pesquisador visitante do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflitos e Violência Urbana (NECVU) da UFRJ. Pesquisador associado do Instituto de Pesquisas e Perícia em Genética Forense (IPPGF) desde 2010. Professor Temporário da UFRRJ de 2011 a 2013. Professor temporário da UCP de 2015 a 2016. Assessor do Departamento de Polícia Técnico-Científica de 2015 a 2016. Autor do livro: "Ciência Forense: uma introdução à Criminalística". Co-autor do livro: "Ciência Forense: da cena do crime ao laboratório de DNA".

Palestra: “Engenharia Forense - Aplicações da Engenharia Civil em Perícias Criminais e Cíveis”

  • Horário

    Às 18h20min

Palestrante:

Marcelo Ribeiro

Perito criminal e diretor do PRPTC-Petrópolis/SEPOL

Engenheiro Civil pela UFMG, especialista em Engenharia de Segurança Pública (UCAM, 2019). É Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela UFJF. Atualmente é Perito Criminal do Departamento de Polícia Técnico-Cientifíca/SEPOL e Perito Judicial das áreas de Engenharia e Grafotecnia dos Tribunais de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, Mecânica dos Fluidos, Avaliações e Perícias e em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Mesa-Redonda: “Investigação de Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes”

  • Horário

    Às 19h30min

Ministrantes:

Clara Maria Matuque da Silva Rento

Psicóloga do NAPE-IJ

Pós-graduação em Avaliação Psicológica pela UCP. Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes Neisme (JF/MG); Formação em Psicologia Forense (IPUB/UFRJ). Capacitadora do Programa de Prevenção do Abuso Sexual e Construção de Ambientes Seguros da RDP (Reconciliatio Desenvolvimento da Pessoa). Psicóloga do NAPE-IJ (Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado Infanto-juvenil-Prefeitura Municipal de Petrópolis.

Hericson dos Santos

Perito Criminal - IC-São Paulo/SPTC

Perito Criminal do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Redes e Telecomunicações e Especialista em Perícia Forense Aplicada à Informática. Colaborador Eventual do Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Operações Integradas do Ministério da Segurança Pública. Instrutor de Investigação de Crimes de Pedopornografia na Internet da CRC – Child Rescue Coalition.

Juliana Menescal da Silva Ziehe

Delegada de Polícia/SEPOL

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, na linha de pesquisa Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos. Pós Graduada em Gestão Estratégica, Processos e Projetos Integrados na área de Segurança Pública pela COPPEAD/UFRJ, tendo concluído Curso Superior de Polícia Integrado na mesma instituição, com realização de módulo internacional na Colômbia (2018). Pós Graduada no Curso de Especialização em Direito pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2015). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2010). Realizou curso internacional Advenced Homicide Investigations Course na International Law Enforcement Academy San Salvador em El Salvador (2020). Participante do Projeto MINHA AURORA, sendo autora da Cartilha: Um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre abuso sexual.

Fórum de Ligas Acadêmicas: “Experiência de Ligas Acadêmicas em Ciência Forense”

  • Horário

    Às 21h20min

Com:

Adriel Filipe Soares Brito

Presidente da Liga Acadêmica de Geoforense - (Geologia-UFRJ)

Thays Gomes

Presidente da Liga Acadêmica de Ciência Forense - (LACForense/Biomedicina-UFRJ)

Italo Santiago

Vice-presidente da Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMEL/Medicina-UFG)

Encerramento do Simpósio

  • Horário

    Às 21h50min

Com:

Rodrigo Grazinoli

Professor Adjunto UCP e Perito Criminal PRPTC-Petrópolis/SEPOL

Outras informações:

Este evento é uma atividade da disciplina “Projetos e Atividades de Extensão” do curso de Biomedicina e a participação valerá como presença para os alunos do curso regularmente matriculados na disciplina. Para os demais participantes, o evento valerá como atividade complementar ou extra.

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h