Universidade Católica de Petrópolis

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Marketing

Habilitação

Tecnólogo

Modalidade

Presencial

Turno

Noite

Duração

2 anos

Local

Petrópolis

Reconhecimento

Resolução CONSUN nº 31 (01/12/21)

O curso superior de Tecnologia em Marketing integra teoria e prática, ofertando disciplinas que oportunizam estudos de casos reais de organizações locorregionais, promovendo desde o início sensibilidade sobre os processos mercadológicos, com o foco na resolução de problemas, quebras de paradigmas e inovação no fazer que promove transformação e efetividade para a sociedade.  

Concentra em dois anos disciplinas voltadas à gestão mercadológica de negócios, produtos e serviços em ambientes físicos e plataformas virtuais; comportamento do consumidor, comunicação integrada, pesquisa de mercado, business inteligence, estimulando ainda o espírito empreendedor. A grade curricular traz matérias de formação geral e humanística e de formação específica, incluindo conteúdos integrados à área das ciências sociais, destacando a Administração e a Comunicação Social. 

O profissional de marketing possui papel estratégico nas organizações – sejam elas do 1º, 2º ou terceiro setores da economia -, levantando oportunidades nos segmentos que atua, identificando tendências e práticas para desenvolvimento de produtos e serviços a serem ofertados a demandas de consumo organizadas. A partir do perfil deste egresso, o curso se propõe desenvolver competências essenciais que permitam o direcionamento dos negócios para o atendimento de clientes e consumidores, colocando-os como protagonistas do processo, além de consolidar o posicionamento das marcas e promover práticas que gerem resultados, com foco nas práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance)

Mercado

de Trabalho

Profissionais de marketing atuam em empresas nos três setores da economia integrando equipes de colaboradores ou atuando como consultores. O campo de trabalho é amplo, pela formação interdisciplinar que um profissional do mercado deve ter, no âmbito da gestão das organizações.

O exercício profissional do Tecnólogo em Marketing está amparado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) Resolução Normativa nº 374, de 12 de novembro de2009, Art. 2º, item (e). (consolidada/alterada pelas Resoluções Normativas CFA nº 396, Art. 2º,  de 8 de dezembro de 2010)

Coordenação

Kátia Christian Zanatta Manangão

Professora doutora

Grade
Curricular

Ao lado você confere as disciplinas oferecidas ao longo da graduação em Marketing.

Disciplina Carga Horária
 Comunicação em Marketing 72h
 Gestão da Inovação 36h
 Técnicas de Pesquisa de Mercado 36h
 Humanismo Cristão e Fenômeno Religioso 72h
 Estratégias em Negócios Digitais 36h
 Gestão em Marketing 54h
 Ética Profissional 36h
 Desenvolvimento de Produtos e Serviços 54h
 Projetos e Atividades de Extensão I 36h
 Práticas de Marketing Digital 36h
DisciplinaCarga Horária
 Branding36h
 Cibercultura36h
 Estratégias Empresariais72h
 Comunicação Estratégica Digital36h
 Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios36h
 Gestão de Custos e Preços54h
 Projetos e Atividades de Extensão II54h
 Etnomarketing36h
 Estratégias de Precificação de Produtos36h
 Práticas de Marketing de Serviços54h
DisciplinaCarga Horária
 Metodologia do Estudo e da Pesquisa36h
 Simulação de Negócios Comerciais (Business Game)36h
 Gestão de Logística e da Cadeia de Suprimentos72h
 Direito do Consumidor36h
 Análise de Dados (Data Science e Business Intelligence)36h
 Gestão de Sistemas de Informação36h
 Psicologia do Consumidor36h
 Branded Content36h
 Projetos e Atividades de Extensão III54h
 Gestão de Projeto36h
 Práticas de Marketing de Varejo54h
DisciplinaCarga Horária
 Modelagem e Tomada de Decisão72h
 (Design) Modelos Organizacionais36h
 Interculturalidade72h
 Marketing Esportivo e Cultural36h
 Projetos e Atividades de Extensão IV54h
 Trade Marketing e Merchandising54h
 Consultorias em Marketing54h
 Projeto Final de Conclusão de Curso36h
 Desing Thinking Aplicado ao Marketing54h

Investimento

R$ 740,00

Mensal

*Valor referente a mensalidade para o ano de 2022 com desconto para pagamentos efetuados até o último dia útil do mês anterior ao vencimento, de acordo com a Política de Incentivos. Consulte a tabela de mensalidade para mais descontos.

Últimas Notícias do Curso

Notícias Marketing

No posts found!

Dúvidas?
Entre em contato

Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044

E-mail
faleconosco@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h