Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Núcleo do Idoso fala sobre combate e prevenção do câncer de mama na terceira idade

30 de outubro de 2020

Você sabia que 70% dos casos de câncer no mundo acontecem depois dos 60 anos de idade? No mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa, o Núcleo de Atendimento ao Idoso da UCP falou sobre o tema em um encontro on-line, que aconteceu nesta sexta-feira (30.10). A palestra No combate e prevenção do câncer de mama em idosas foi transmitida ao vivo pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

O risco de câncer de mama é proporcional à idade e com o envelhecimento da população é cada vez mais frequente o aparecimento da doença após os 70 anos. De modo geral, as mulheres acima de 70 anos não costumam fazer mamografia de rotina. E muitas vezes tendem a não reportar sintomas mamários, tais como nódulos. Isto faz com que grande parte dos tumores nesta idade seja detectada em estágios maiores que as mulheres mais jovens.

Núcleo do Idoso fala sobre câncer de mama

Frequentemente os médicos se deparam com casos em pessoas de idade avançada em que a própria família questiona se o tratamento será mesmo necessário ou se não irá causar mais danos que a própria doença. Este conceito, de modo geral, está errado. A maioria destas pacientes se beneficiará do tratamento e as eventuais omissões podem diminuir a expectativa e a qualidade de vida. Ao avaliar-se a mortalidade por câncer de mama, nota-se que as mulheres idosas têm menor chance de cura que as jovens. Isto ocorre principalmente por duas razões: atraso no diagnóstico e omissão de tratamentos.

Por isso, o Núcleo do Idoso abordou sobre o tema especialmente nesse momento e focado nesse público, como ação efetiva de contribuição ao combate à doença. A ideia foi esclarecer e informar ao público idoso, familiares e cuidadores que se há câncer em evolução no organismo, quanto mais rápido for diagnosticado, maior será a probabilidade de um tratamento eficaz.

O conteúdo da palestra pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

Confira a galeria:

Núcleo do Idoso fala sobre combate e prevenção do câncer de mama na terceira idade
Rolar para o topo