Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Pesquisa desenvolvida na graduação e mestrado em Psicologia da UCP vira capítulo de livro

9 de novembro de 2021

Um estudo exploratório sobre a violência escolar entre adolescentes no município de Petrópolis foi tema de pesquisa desenvolvida para iniciação científica entre os cursos da graduação e do mestrado em Psicologia da UCP. Agora, parte deste trabalho desenvolvido por uma professora e alunas da Universidade está registrado no capítulo do livro Administração de Conflitos no Espaço escolar – Estudos Interdisciplinares II.

A colaboração foi das autoras, a Profª. Drª. Luciana Senra, e das alunas da graduação em Psicologia, Letícia Charles Rentes e Maria Clara Peccin Amaral, atualmente formandas em Psicologia e integrantes do grupo de pesquisa coordenado pela docente, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição Social (NEICOS).

A participação no livro foi um convite dos organizadores do II Encontro do Instituto de Estudos em Administração de Conflitos da UFF, o InEAC, que aconteceu em 2019, quando ocorreu uma exposição oral dos resultados da pesquisa da UCP. O evento debatia a administração de conflitos no espaço escolar e a importância de trazer para esse debate os principais atores envolvidos: alunos e professores. Com a repercussão da divulgação da pesquisa realizada em Petrópolis, envolvendo escolas públicas do município, os organizadores convidaram a professora e as bolsistas de iniciação científica, à época, para alongar a discussão no capítulo do livro.

“Como professora pesquisadora, gerar produtos de comunicação de pesquisa (capítulos e artigos) é tarefa obrigatória. Porém, a relevância deste está na participação ativa das alunas bolsistas como autoras, isto é, participaram desde a elaboração do projeto, da etapa de campo da pesquisa e, principalmente, da análise de dados, cumprindo os objetivos primordiais da iniciação científica: fazer pesquisa, gerar conhecimento significativo e embasado e devolver a sociedade esse conhecimento”, comenta a docente satisfeita com o resultado do trabalho.

“A participação do capítulo reflete esse processo, documentando um contexto de pesquisa e suscitando a reflexão e mobilização de todos em relação a um fenômeno que há tempos interfere nas relações do espaço escolar, ainda que, com a pandemia, provavelmente, venha se expressando com novas nuances, com repercussão para a saúde mental da escola. Essa é a nova pesquisa que estamos desenvolvendo e fazendo girar a engrenagem do conhecimento dos alunos de Psicologia, na graduação e no mestrado da UCP, formando pesquisadores com diálogo direto com a comunidade”, destaca Luciana Senra.

Entre os organizadores do livro, está outro docente da UCP, o Prof. Dr. Klever Filpo, dos cursos de graduação e do mestrado em Direito, e integrante do InEAC da UFF, o qual desenvolve pesquisas em administração de conflitos no espaço escolar.

Pesquisa desenvolvida na graduação e mestrado em Psicologia da UCP vira capítulo de livro