Universidade Católica de Petrópolis

Ambientação e Pesquisa Universitária:

Possibilidades para análises de dados em pesquisa educacional

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

O evento tem como objetivo proporcionar conhecimentos elementares sobre o desenvolvimento de pesquisa educacional, apresentar possibilidades de coleta e análise de dados com métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Assim como apresentar critérios de escolha, limites e potencialidades de cada método e estimular a reflexão e o debate sobre escolha e uso adequados de métodos de coleta e análise, desmistificando tendências equivocadamente arraigadas na academia.

Público-alvo

Profissionais, estudantes e demais interessados.

  • Data

    Dia 19 de outubro de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    Webconferência na plataforma ZOOM

Palestrante

Bruno Tamancoldi

Professor

Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008). Possui pós-graduação em Teologia - pressupostos racionais da fé, pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2013). Atualmente é professor da Rede Privada de Educação e da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Coordenador do curso de História presencial e EaD, e também, da Pós-graduação lato sensu em História do Cristianismo (presencial e EaD) na Universidade Católica de Petrópolis, além de ser professor auxiliar de ensino superior dos Cursos de História e Teologia. É componente do NDE's dos cursos de Letras, Música e Teologia, além de ser membro do Conselho Acadêmico Universitário da mesma intuição. Tem experiência na área de História e Teologia, com ênfase em Teologia e História do Cristianismo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, EaD, história da educação, história, teologia e pensamento católico. Trabalha com formação religiosa e desenvolve trabalhos de consultoria na área de História do Cristianismo.

Sergio Gonçalves da Cunha

Professor

Doutor e Mestre em Educação (UFRJ). Especialista em Gestão Escolar (FTC-BA) e em Técnicas de Representação Gráfica (UFRJ). Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Desenho (UFRJ). Professor do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e docente colaborador na Universidade Cândido Mendes (UCAM - Petrópolis/RJ). Professor na Educação Básica na rede pública municipal de Petrópolis-RJ, rede estadual do Rio de Janeiro e na rede privada (Colégio de Aplicação da UCP). Membro do Conselho Municipal de Educação de Petrópolis (COMED) entre os anos de 2011 a 2013 (representante dos docentes - conselheiro suplente) e entre 2017 / 2019 (representante dos docentes - conselheiro titular). Pesquisador da UFRJ (LaPOpE e GESED) com apoio da FAPERJ. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas na educação, com ênfase ao estudo sobre perspectivas, desafios e possibilidades da gestão escolar no âmbito das escolas públicas. Teve sua tese de doutorado indicada pelo PPGE-UFRJ para participação no Prêmio Capes de Tese 2020.

Outras informações:

Este evento é uma atividade da disciplina “Projetos e Atividades de Extensão” do curso de História e a participação valerá como presença para os alunos do curso regularmente matriculados na disciplina. Para os demais participantes, o evento valerá como atividade complementar ou extra.

Durante a transmissão do evento será informado o procedimento para registro de presença.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h