Universidade Católica de Petrópolis

Comunicação Social:
Publicidade e Propaganda

Habilitação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Reconhecimento

Presencial

Resolução CONSUN nº 4
09 de setembro de 2015

Turno

Noite

Duração

4 anos

Local

Petrópolis

Habilitação

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Turno

Noite

Duração

4 anos

Local

Petrópolis

Reconhecimento

Presencial

Resolução CONSUN nº 4
09 de setembro de 2015

O diferencial do curso é a integração das áreas de marketing e publicidade e propaganda, desenvolvendo uma habilitação que contempla conteúdos comuns e afins, embora registre-se que são profissões distintas. Isso se dá pela necessidade de ambos profissionais atuarem juntos, integrados e nada melhor do que dominarem a mesma linguagem, recursos, ferramentas, para que possam trabalhar com mais efetividade. 

O profissional de marketing trabalha no planejamento e estratégia, fazendo mediação entre o criativo (publicitários) e o cliente. A agência, por sua vez, abraça os criativos, redator publicitário, o diretor de arte, o mídia da agência, os produtores das peças publicitárias. 

O curso se propõe oferecer essa formação completa do profissional de publicidade e propaganda, mas contemplando o início do processo no cliente, que se inicia no planejamento estratégico, no posicionamento da marca. 

O curso contempla muitas oportunidades para que haja atividades práticas, garantindo a aprendizagem pela ação e a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e às situações encontradas na vida profissional.

Coordenação

Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UCP?

Assista ao vídeo e confira o que nossos alunos e professores têm a dizer

Mercado de Trabalho

Como o nome da profissão sugere, um profissional formado em Comunicação Social deve ter excelente capacidade de se comunicar.

O profissional desta área estuda os processos de comunicação, com direcionamento para a área da propaganda e publicidade. É responsável pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias para os mais diversos veículos de comunicação, seja por meio das mídias tradicionais abertas (tv, rádio, jornal), segmentadas (revista, redes sociais) ou personalizadas (marketing direto). Também planeja a melhor forma de apresentar um determinado produto, desenvolvendo embalagens de produtos e logos para marcas. Precisa estar atento aos movimentos das gerações, hábitos de consumo, dominando o público-alvo com o qual vai trabalhar; escolhe a abordagem necessária e os meios de comunicação mais adequados para veicular suas peças publicitárias. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, roteiros para comerciais e filmes. Como principal competência delineia-se a criatividade, que o capacita a desenvolver, com habilidade, projetos pertinentes a diversas atividades de publicidade e propaganda. 

O profissional de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pode atuar nos setores públicos e privados, em agências de publicidade, institutos de pesquisa, agências de marketing digital, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de filmes e comerciais.

Principais atividades:

  • Atua em uma agência de comunicação ou em setor próprio, no cliente, acompanhando as diversas fases de produção e veiculação de uma campanha, executando atividades como atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia, produção e aferição de anúncios veiculados;
  • Acompanha pesquisas qualitativas realizadas pelo cliente, para desenvolver sensibilidade no desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • Cria e supervisiona campanhas publicitárias, avaliando seus resultados, sua eficácia e seu desempenho;
  • Realiza o acompanhamento publicitário dos planos de comunicação integrada desenvolvidos pela área de marketing das organizações;
  • Planeja, organiza e controla a divulgação de peças publicitárias, determinando os meios e veículos de comunicação a serem utilizados e a melhor forma de atingir o público-alvo;
  • Atua também como consultor e/ou assessor em trabalhos de comunicação para área de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou de relações públicas;
  • Atua em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias;
  • Atua em empresas de produção audiovisuais, na produção e direção de fotos, peças para rádio, para TV e cinema;
  • Exerce a atividade profissional na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

Investimento

PRESENCIAL

R$ 1.042,00*

*Valor referente a mensalidade com desconto para pagamentos efetuados até o último dia útil do mês anterior ao vencimento, de acordo com a Política de Incentivos. Consulte a tabela de mensalidade para mais descontos.

Matriz Curricular

DisciplinaCarga Horária
 Linguagem e Redação I 72h
 Comunicação em Marketing72h
 Teoria da Comunicação I72h
 Humanismo Cristão e Fenômeno Religioso 72h
 Gestão de Marketing 54h
 Fotografia e Imagem 36h
 Publicidade e Propaganda I 36h
 Projetos e Atividades de Extensão I 36h

 

DisciplinaCarga Horária
 Ética 36h
 Estética e Cultura de Massa 72h
 Texto Publicitário 36h
 Design e Produção Gráfica 72h
 Introdução a Sociologia 36h
 História da Arte 36h
 Publicidade e Propaganda II 36h
 Planejamento de Comunicação: Campanha de Propaganda 36h
 Projetos e Atividades de Extensão II54h

 

DisciplinaCarga Horária
 Teoria da Comunicação II72h
 Opinião Pública e Propaganda 36h
 Computação Gráfica e Editoração Eletrônica 36h
 Estatística Aplicada para Pesquisas em Marketing e Comunicação72h
 Introdução à Filosofia 36h
 Fotografia Publicitária 36h
 Psicologia do Consumidor36h
 Planejamento de Comunicação: CIM36h
 Projetos e Atividades de Extensão III 36h

 

DisciplinaCarga Horária
 Cultura, Memória e Sociedade 36h
 Atendimento Publicitário72h
 Cibercultura 36h
 Tópicos de Teologia 72h
 Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios36h
 Direção de Arte em Publicidade e Propaganda 72h
 Projetos e Atividades de Extensão IV 54h

 

DisciplinaCarga Horária
 Metodologia do Estudo e da Pesquisa 36h
 Técnicas de Pesquisa de Mercado36h
 Antropologia Cultural 36h
 Antropologia de Consumo 36h
 Marketing Digital36h
 Gestão da Inovação 36h
 Criação e Produção em Mídia Digital 72h
 Branding e Design de Marcas 72h
 Projetos e Atividades de Extensão V 36h

 

DisciplinaCarga Horária
 Planejamento de Mídia 72h
 Comunicação Estratégica Digital 36h
 Interculturalidade 72h
 Estudos em Publicidade e Propaganda36h
 Criação e Produção em Mídia Impressa 72h
 Marketing Social e Economia Criativa 54h
 Projetos e Atividades de Extensão VI36h

 

DisciplinaCarga Horária
 Criação e Produção em Mídia Audiovisual72h
 Projeto Agência I72h
 Legislação Publicitária e Ética Profissional 36h
 Branded Content 36h
 Data Science 36h
 Projetos em Negócios Digitais 36h
 Monografia I 18h
 Projetos e Atividades de Extensão VII 36h

 

DisciplinaCarga Horária
 Comunicação Organizacional 36h
 Projeto Agência II 72h
 TCC Prático 72h
 Monografia II 18h
 Prática de Gestão de Negócios 72h
 Design de Interfaces 36h
 Projetos e Atividades de Extensão VIII36h

 

Dúvidas?
Entre em contato

Telefone e whatsapp
Tel.: 24 2244-4044

E-mail
faleconosco@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h

Rolar para o topo