Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Relógio das Flores é reinaugurado e volta a funcionar após revitalização

07 de maio de 2021

Um dos principais cartões postais da Cidade Imperial, o Relógio das Flores volta a funcionar e encantar moradores e milhares de turistas que passam pelo local diariamente. Revitalizado, o atrativo que estampa um dos imponentes prédios da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), no Campus Dom Cintra, foi reinaugurado nesta sexta-feira (30.04). A recuperação foi possível graças à parceria entre a Universidade, Prefeitura e empresários locais que se uniram para o projeto.

A solenidade foi marcada pelo hasteamento da bandeira do Brasil e homenagens à UCP; ao falecido jornalista Sylvio de Carvalho, idealizador e que participou da construção do Relógio das Flores na sua gestão como secretário de Turismo, que foi representado pelo filho, o fotógrafo André de Carvalho; e a todos os envolvidos no projeto. Estiveram presentes na ocasião o vice-reitor da UCP, maestro Marcelo Vizani; o pró-reitor administrativo, Anderson Cunha; o prefeito interino, Hingo Hammes; além de gestores de vários órgãos do município e, também, empresários do entorno.

“Para a UCP, é uma felicidade muito grande estar e participar diretamente deste momento e deste projeto que revitaliza e garante a conservação de um dos pontos turísticos mais visitados da nossa cidade. Não apenas por sua importância histórica, mas também por sua ligação direta com a Universidade, por estar localizado em um dos nossos campus, que assim como o outro, também em um prédio histórico, compõem esse cenário tão rico e encantador de Petrópolis. Reconhecemos a importância deste trabalho de recuperação do Relógio das Flores e da sua conservação, que é um presente para toda a cidade, e vamos contribuir da melhor forma possível”, disse o vice-reitor da Universidade, maestro Marcelo Vizani.

Além da substituição dos ponteiros do maquinário e restauração da parte mecânica e do sistema elétrico do relógio, possibilitando o funcionamento do equipamento, os jardins também foram cuidados e embelezados com o plantio de quase 2 mil mudas de flores de diversas espécies, como beijo pintado, salvia vermelha e amor do Pará que decoram o atrativo. A sinalização do local também ganhou atenção, delimitando as vagas de estacionamento e liberando a área central em frente ao relógio, permitindo o acesso e registros dos turistas no atrativo.

Parceria público-privada garante conservação do atrativo

O projeto de revitalização e conservação do equipamento, que é administrado pelo município, era um anseio da sociedade e de empresários locais após o atrativo ficar sem manutenção e ser alvo da ação frequente de vândalos no local. Depois de mais de dois anos parado, o tradicional relógio volta a funcionar e marcar as horas.

O diálogo para a parceria público-privada para uma ação conjunta na recuperação e manutenção do atrativo foi iniciado em janeiro deste ano. Agora, por meio dela, ele vai receber todo o cuidado, como a limpeza e conservação dos jardins, assim como a manutenção da máquina do relógio para que não deixe de funcionar. A segurança e manutenção do local também ganharam reforço com apoio da Guarda Municipal.

“Essa parceria é uma prova de que é possível caminharmos juntos com a iniciativa privada, com a UCP participando ativamente dessa contribuição para o município, que é um marco histórico para Petrópolis. Mesmo com toda dificuldade, o município precisa participar mais disso, estar mais ativo neste sentido. E por isso conseguimos a contribuição de todos para que pudéssemos entregar o relógio moderno, atualizado e que possamos mantê-lo funcionando por muito mais tempo”, disse o prefeito interino, Hingo Hammes.

Confira a galeria:

Relógio das Flores é reinaugurado e volta a funcionar após revitalização
Rolar para o topo