Universidade Católica de Petrópolis

Semana Acadêmica
do CTH 2021

Diocese de Petrópolis: Fé, Cultura e Assistência

De 10 a 15 de maio de 2021

Identificando a necessidade de integração das atividades dos cursos com as experiências da vida cotidiana na comunidade, a UCP desenvolve uma extensão dinâmica, direcionada aos discentes e à comunidade, compreendendo programas, projetos e atividades relacionados à disseminação do conhecimento, prestação de serviços e difusão cultural.

Sobre o evento

Em virtude da comemoração do 75º aniversário de criação da Diocese de Petrópolis, o Centro de Teologia e Humanidade, em sua Semana Acadêmica de 2021, pretende trazer a possibilidade de toda a comunidade acadêmica refletir acerca da importância de tal ato para a cidade de Petrópolis, do ponto de vista religioso, social, acadêmico e intelectual.

O evento tem como objetivo principal a reflexão da importância da criação da Diocese de Petrópolis para o povo petropolitano.

Público-alvo

Profissionais, estudantes e demais interessados.

Programação:

SEGUNDA-FEIRA

Missa em ação de graças

  • Dia

    Dia 10 de maio de 2021

  • Horário

    Às 18h30min

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestra de Abertura: "75 Anos da Diocese de Petrópolis"

  • Dia

    Dia 10 de maio de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Pedro Ernesto (Aluno do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

Pe. Luís Garcia Mello

Pároco de Nossa Senhora do Rosário, nomeado no dia 18 de outubro de 2015 e Vice-Ecônomo da Diocese de Petrópolis.

Mediador:

Marcelo Vizani

Mestre em educação em mídias digitais pela ULisboa-PT. Graduado em regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro Centro Universitário, na classe do Maestro Marco Maceri, o Maestro Marcelo Vizani Calazans estudou canto, violino, piano e teoria musical no Instituto Meninos Cantores de Petrópolis de 1981 a 1996. Pós-Graduado em Teologia pela UCP.  Desde 2001 vem lecionando regência em Maringá-PR, e Jaraguá do Sul-SC e nos Festivais de Inverno do Rio de Janeiro. De 2009 a 2011 foi maestro titular e diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN em Volta Redonda. Atualmente é Vice-Reitor da Universidade Católica de Petrópolis, Diretor geral da Rádio UCP FM, professor do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Católica de Petrópolis, maestro do Coral das Meninas do Canarinhos de Petrópolis, maestro do Coral Laus Deo do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis e Diretor fundador da Escola de Música da UCP onde também leciona. 

TERÇA-FEIRA

Apresentação de Projetos: "XXIII Jornada de Iniciação Científica"

  • Dia

    Dia 11 de maio de 2021

  • Horário

    Às 09h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Professor Pesquisador: Antônio Flávio Barbosa Moreira

Bolsista: João Marcelo Cunha

Professor Pesquisador: Cintia Chung Marques Corrêa

Bolsista: Nicole dos Santos de Oliveira

Professor Pesquisador: Débora Breder

Bolsista: Maria Luisa Rabello e Luiza Carvalho de Souza Pestana

Professor Pesquisador: Fabiana Eckhardt

Bolsista: Thays Santos Miranda e Sara Keesyla Araújo Siqueira (CAUCP); Luiza Marins Costa e Raquel Albuquerque de Oliveira (UCP)

Professor Pesquisador: Rafael Bastos Costa de Oliveira

Bolsista: Letícia Martins da Cruz

Professor Pesquisador: Pedro Benjamin Garcia

Bolsista: Vanessa Pereira Dias

Avaliador externo:

Mirna Juliana Santos Fonseca

Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 2019) e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídias (Grupem) dessa mesma universidade, coordenado pela Profª. Drª. Rosália Duarte. Sua pesquisa de doutorado, que contou com apoio de bolsas Capes e CNPq, abordou a produção audiovisual em uma escola pública de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 2019. É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unirio (2014), onde desenvolveu pesquisa sobre a dimensão formativa de cineclubes universitários. Especialista em Língua Francesa – Tradução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2010), com graduação em Letras-Francês pela Universidade Federal do Ceará (2004). Participa e organiza eventos, ministra cursos, publica e pesquisa sobre os seguintes temas: educação, mídias e tecnologias; cinema e educação; produção audiovisual na escola; linguagem audiovisual; cineclubismo; educação formal e não formal; metodologia da pesquisa científica. É revisora de textos desde os anos 2000, quando iniciou carreira voltada para mentoria sobre escrita científica. Nas redes sociais, é autora da página “Bilhetes de uma Revisora” no Instagram e Facebook, na qual dá dicas para entender e desmistificar a escrita acadêmica, a ABNT e a editoria científica. É uma das administradoras do grupo “Diafragma – Método Contraceptivo”, que conta com mais 13 mil mulheres no Facebook, no qual media e promove discussões coletivas sobre uso do diafragma como opção de contraceptiva livre de hormônios e que propicia maior autonomia da mulher sobre o próprio corpo.

Avaliador interno:

Fabiana Eckhardt

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2017); Mestre em Educação (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (2002). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da UCP de 2010 até 2018 e vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades no período de 2013 até 2018. Atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP, do qual é coordenadora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, avaliação educacional, alfabetização, cotidiano escolar, infâncias e educação popular.

Professor Pesquisador: Ana Carolina Carius

Bolsista: Rafaela Maximiano de Azevedo

Professor Pesquisador: Janaina Christina Perrayon Lopes

Bolsista: João Pedro da Silveira Guimarães

Professor Pesquisador: Alexandre Luís de Oliveira

Voluntários: Camila dos Santos da Costa e Maurício Duarte Conceição

Professor Pesquisador: Leandro Couto Carreira Ricón

Voluntário: Luiz Henrique Bechtlufft Bade

Professor Pesquisador: Thiago Cabrera

Bolsistas Graduandos: Letícia Schmid Mariano e Catherine Mesentieri Saliba Daher

Bolsista dos jovens talentos: Yasmim Cardoso Fontes Raeder

Avaliador externo:

Guilherme Domingues da Motta

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-doutorado na Universidade de Brasília (2012-2014) com estágio na Universidade de Coimbra. Membro da International Plato Society, da Sociedade Brasileira de Platonistas e da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Fedral de Ouro Preto. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga com pesquisa sobre: Platão, Ética e Educação nos diálogos de Platão, A Metafísica de Platão.

Avaliador interno:

Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor agregado da PUC-Rio. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Publicações de várias ordens, principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval.

Palestra: "De Petrópolis para o mundo: Alceu Amoroso Lima e o Centro Dom Vital (1922-1948)"

  • Dia

    Dia 11 de maio de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Anderson Carnevalli (Aluno do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

Guilherme Arduini

Professor nos níveis superior e secundário do IF-SP, onde também atua como Coordenador de Pesquisa. Possui doutorado em Sociologia pela USP, onde defendeu a tese “Os soldados de Roma… contra Moscou?” (no prelo, pela editora Alameda). Autor também de “Em busca da Idade Nova: Alceu Amoroso Lima e os Projetos Católicos de Organização Social (1928-1945)”.

Mediador:

Leandro A. Rodrigues

É licenciado em Letras: Português e suas Literaturas pela Universidade Católica de Petrópolis (2001). É especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2008). É professor e coordenador do Curso de Letras e diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis . É representante dos coordenadores na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica de Petrópolis. É vice-diretor, coordenador e professor do Seminário e Educandário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. É professor concursado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, lecionando no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio. Tem experiência na área de Educação, Literatura e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leitura, aprendizagem, literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e língua portuguesa. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia, onde ocupa a cadeira de número 09. É editor-chefe, redador-chefe e membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Vernaculum – Flor do Lácio. É escritor com publicações nos seguintes gêneros: Romance, Conto, Crônica, Ensaio, Poesia e Teatro.

QUARTA-FEIRA

Palestra: "Hanns Ludwig Lippmann na Universidade Católica de Petrópolis"

  • Dia

    Dia 12 de maio de 2021

  • Horário

    Às 08h30

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Bárbara Brandão (Aluna do curso de Licenciatura em Música)

Conferencista:

Cleia Zanatta

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); Pós-Doutoranda em Psicologia na Escola de Psicologia da Universidade do Minho – Braga/Portugal (em andamento); Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986); Especialista em Psicologia Escolar/Educacional e Psicopedagogia (2002); Graduação pela Universidade Católica de Petrópolis em Pedagogia (1973), em Psicologia (1981) e em Direito (1999). Pesquisadora e Professora do Curso de Mestrado e Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis. Atualmente tem interesse por estudos e pesquisas nas áreas de cognição social; processos psíquicos e construção da moralidade; crenças na espiritualidade e saúde psíquica; crenças e valores; crenças e sentido de vida; desenvolvimento cognitivo; autorregulação; aprendizagem.

Debatedor:

Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira

Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor agregado da PUC-Rio. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Publicações de várias ordens, principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval.

Mediador:

Thiago Cabrera

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ), com estadia de pesquisa na Universität Heidelberg. Professor e coordenador do Curso de Filosofia e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Petrópolis. Mestre e graduado em Filosofia pela UFRJ e graduado em Comunicação Social/Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Mídia e Educação, Filosofia da Tecnologia, Estética.

Palestra: “Fé, Cultura e Assistência: A Obra de Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra“

  • Dia

    Dia 12 de maio de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Nathália Peixoto (Aluna do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

Lucas Melo da Silva

Graduado em Licenciatura em História pela UCP (2020) e Pós-graduado em História Antiga e Medieval pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Mediador:

Bruno Tamancoldi

Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008); possui pós-graduação em Teologia – pressupostos racionais da fé, pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2013). Atualmente é professor da Rede Privada de Educação e da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Coordenador do curso de História presencial e EaD, e também, da Pós-graduação lato sensu em História do Cristianismo (presencial e EaD) na Universidade Católica de Petrópolis, além de ser professor auxiliar de ensino superior dos Cursos de História e Teologia. É componente do NDE’s dos cursos de Letras, Música e Teologia, além de ser membro do Conselho Acadêmico Universitário da mesma intuição.

Tem experiência na área de História e Teologia, com ênfase em Teologia e História do Cristianismo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, EaD, história da educação, história, teologia e pensamento católico. Trabalha com formação religiosa e desenvolve trabalhos de consultoria na área de História do Cristianismo.

QUINTA-FEIRA

Palestra: “A História dos Corais Católicos em Petrópolis”

  • Dia

    Dia 13 de maio de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Bárbara Brandão (Aluna do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

Antônio Carlos Leal Gastão

Antônio Carlos Leal Gastão é formado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, possui pós-graduação também em Composição pela UERJ (curso realizado em parceria com a Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha) e é Mestre em Educação pela UCP. Atuando como regente pela UCP desde 1986, exerce nesta instituição as funções de diretor do Conjunto Anima e Cuore, do Coral Universitário, da Orquestra de Câmara e é coordenador do Curso de Licenciatura em Música. Como compositor e arranjador, já teve peças apresentadas e gravadas por diversos corais e orquestras brasileiras, além de ter composto a trilha musical e realizado a direção musical de diversas peças teatrais apresentadas por grupos locais. Atuou também como radialista, apresentando programas de música clássica nas rádios Tribuna e UCP FM.

Mediador:

Leandro Ricón

Doutor (2017) e Mestre (2013) em História pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha Poder e Discurso. Professor Assistente da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e Professor Visitante na Universidade de Pernambuco (UPE). Líder do grupo de Pesquisa Teoria da História e Ensino de História (UCP). Membro do Conselho Editorial da revista Poder e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridade (LAPETHI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) nas linhas de Teoria da História e Historiografia e História e Interdisciplinaridade; do Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (GEHSCAL) da Universidade de Pernambuco (UPE) na linha de História do Tempo Presente; e do Grupo de Pesquisas em Educação Musical (GEPEM-UCP), na linha de História Social da Música. Foi professor palestrante dos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes (UCAM) no pólo Petrópolis (Tríade – Estudos Jurídicos) nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica; Ética, Educação e Sociedade; e Didática. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria da História e Historiografia (SBTHH) desde 2012.

SEXTA-FEIRA

Palestra: “Discernimento e Acompanhamento: Chaves para a formação sacerdotal na contemporaneidade”

  • Dia

    Dia 14 de maio de 2021

  • Horário

    Às 08h30

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Gabriel Xavier (Aluno do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

D. Gilson Andrade da Silva

Dom Gilson é carioca da gema, nascido no bairro do Méier na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 11 de setembro de 1966. Logo cedo mudou-se para a cidade de Mendes onde conheceu o Padre Marceau Constant que lhe ajudou nos primeiros passos de sua caminhada vocacional. Entrou para o Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino da Diocese de Petrópolis (RJ) onde cursou a faculdade de Filosofia entre os anos de 1985 e 1987. Os estudos de Teologia foram feitos na Universidade de Navarra na Espanha entre os anos de 1988 e 1991. No ano em que conclui os estudos teológicos foi ordenado presbítero no dia 04 de agosto. Realizou mestrado em Sagrada Teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz em Roma, Itália, e no dia 27 de julho de 2011 foi nomeado pelo Papa Emérito Bento XVI como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (BA), sua ordenação episcopal aconteceu no dia 24 de setembro daquele ano na Catedral de São Pedro de Alcântara em Petrópolis e no dia 10 de outubro fora apresentado na Arquidiocese soteropolitana. Chegou à Diocese de Nova Iguaçu no dia 01 de setembro de 2018 quando tomou posse como bispo coadjutor. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB foi eleito vice-presidente do Regional Leste 1 – CNBB e no dia 15 de maio de 2019 tornou-se o 6º bispo diocesano de Nova Iguaçu, data em que foi aceita a renúncia de Dom Luciano Bergamin, CRL pelo Papa Francisco por ter completado 75 anos de idade.

Mediador:

Pe. Adenilson Ferreira

Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2009) e mestrado em Direito Canônico – Pontificio Instituto Superior de Direito Canônico (2012). Atualmente, é coordenador do curso de Teologia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Palestra: “A Diocese de Petrópolis - ressignificando a vida através da educação - a história e a missão das escolas paroquiais”

  • Dia

    Dia 14 de maio de 2021

  • Horário

    Às 16h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestrantes:

Sirlene Marques Pereira

Cursando Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2020), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2014), Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis (2006), Especialização em Administração Escolar pela Universidade Castelo Branco (1997), Licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis (1986). Atuação na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro como docente de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. Na rede particular, trabalhou como docente no primeiro segmento com disciplinas integradas, no segundo segmento do ensino fundamental com a disciplina de língua portuguesa e no curso de normalistas, ensino médio na área de Literatura Infantil; atuou como orientadora escolar e diretora adjunta. Na rede municipal de ensino, na Secretaria de Educação, participou da equipe pedagógica, sendo responsável pela formação continuada dos professores. Ministrou aulas de Língua Portuguesa para o segundo segmento. Atualmente, é diretora geral de uma escola da Prefeitura Municipal de Petrópolis, conveniada à Mitra Diocesana de Petrópolis, RJ (educação infantil, primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental). Experiência na área de educação com ênfase em valores éticos, formação integral dos discentes, cotidiano escolar, formação docente.

Cristiane Noel Souza da Cruz

Possui doutorado em Educação (2019) pela Universidade Católica de Petrópolis, mestrado em Educação (2006) pela Universidade Católica de Petrópolis, especialização em Administração Escolar (2006) e Teologia Fundamental (2011) pela Universidade Católica de Petrópolis e graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2001). Atualmente é professora da Universidade Católica de Petrópolis e inspetora escolar da secretaria de educação da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional, formação de professores, educação infantil, ensino fundamental e ensino religioso.

Mediador:

Fabiana Eckhardt

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2017); Mestre em Educação (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (2002). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da UCP de 2010 até 2018 e vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades no período de 2013 até 2018. Atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP, do qual é coordenadora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, avaliação educacional, alfabetização, cotidiano escolar, infâncias e educação popular.

Palestra: “Educação Religiosa Católica”

Entre a Teoria e a Prática: um caminho

  • Dia

    Dia 14 de maio de 2021

  • Horário

    Às 19h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

  • Apresentação Musical de Abertura

    Gabriel Xavier (Aluno do curso de Licenciatura em Música)

Palestrante:

Samira Egydio de Oliveira Pacheco

Participante da Escola de Evangelização de Jovens São Josemaria Escrivá em 2013 (campo de pesquisa da monografia). Licenciada em Pedagogia pela UCP em 2017. Pós-graduanda em Psicopedagogia no Processo Ensino-aprendizagem pelo Instituto Claretiano (início em 2020). Atuação na rede pública no ano de 2014 e na rede privada em 2015-2016 (experiência de estágio). Atualmente, trabalha dando apoio pedagógico domiciliar junto ao ensino remoto.

Mediador:

Cíntia Chung Marques Corrêa

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Lançamento do Livro: “Monsenhor Paulo Daher - Um coração para Deus. Uma vida para o próximo“

Organizado pelas professoras Cintia Chung Marques Corrêa e Maria Nilva Corsini.
Apresentação de D. Gregório Paixão.

  • Dia

    Dia 14 de maio de 2021

  • Horário

    Às 20h30

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestrantes:

Cíntia Chung Marques Corrêa

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Maria Nilva Corsini

Maria Nilva nasceu em Machado/MG e há 51 anos atua na área da Educação. Atuou como professora de Língua Portuguesa, Educação Musical e Coordenação do Ensino Religioso. Atualmente, é diretora do espaço artístico Monsenhor Paulo Daher, Coordenadora da Pastoral da Educação da Diocese de Petrópolis e das escolas paroquiais do Município de Petrópolis. Formou-se em Letras pela SUAM/RJ; Música pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ e Teologia pelo Instituto Pio XI/SP. Desde 1998 é responsável pelo Setor de Educação da Mitra Diocesana de Petrópolis/RJ.

Mediador:

Dom Gregório Paixão

Filho do casal José Gregório e Josefa Bernadete Paixão Gregório, Dom Gregório nasceu em Aracaju, Sergipe, em 03 de novembro de 1964 e foi batizado com o nome de Leozírio da Paixão Neto. Após cursar o ensino fundamental no Educandário Santa Terezinha e Colégio Salesiano entre os anos de 1972 e 1978 e o ensino médio Colégio Salesiano e Atheneu Sergipense entre os anos 1979 e 1981, ambos em sua cidade natal, Dom Gregório entrou para Ordem de São Bento, realizando sua Profissão Religiosa no dia 07 de dezembro de 1986. Seus estudos de Filosofia e Teologia foram feitos na Escola da Congregação Beneditina do Brasil entre os anos de 1987 e 1992. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993 na cidade de São Salvador da Bahia, onde treze anos mais tarde foi nomeado bispo auxiliar daquela Arquidiocese pelo Papa Emérito Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu em 29 de julho de 2006 e desde o dia 10 de outubro de 2012 é o bispo da diocese de Petrópolis. Dom Gregório realizou seus estudos de pós-graduação na Holanda, sendo o mestrado em Antropologia na Universidade Aberta de Amsterdã, na Holanda, da qual foi professor convidado de 1998 a 2006, e o doutorado em Antropologia Cultura, pela Open Universiteit van Amsterdam.

SÁBADO

Palestra: “A presença da Igreja Católica na cidade de Petrópolis (Séculos XVIII, XIX e XX)”

  • Dia

    Dia 15 de maio de 2021

  • Horário

    Às 09h

  • Local

    TV UCP (Canal oficial da UCP no Youtube)

Palestrante:

Pe. Thomas Andrade Gimenez Dias

Formado em Bacharelado em Teologia (2019), pela Universidade Católica de Petrópolis e pós-graduando em Arquivologia, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente, é responsável pelo Jubileu da Diocese e pelo Arquivo da Diocese de Petrópolis.

Mediador:

Pe. Anderson Machado Rodrigues Alves

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004); graduação em Teologia (licenciatura em ciências religiosas) pela Universidad de Navarra, Espanha (2008); mestrado em Metafísica e Filosofia da Ciência pela Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011); doutorado em Filosofia na Pontificia Università della Santa Croce, Roma (2011-2014), título este reconhecido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 17/04/2019. Foi bolsista de pós-doutorado em educação na Universidade Católica de Petrópolis (2014-2018). Possui também mestrado em teologia moral pela Pontificia Università della Santa Croce, em Roma (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, teoria do conhecimento, história medieval, educação e fundamentos filosóficos da teologia moral.

Mais dúvidas?
Entre em contato

Telefone
Tel.: 24 2244-4019

E-mail
eventos@ucp.br

Horário de atendimento
Segunda a Sexta, de 09h às 18h

Rolar para o topo