Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

Simpósio na UCP debate a Ciência Forense

13 de dezembro de 2021

Primeira edição do evento, que foi promovido pelo curso de Biomedicina, reuniu especialistas na última sexta-feira (10.12) na TV UCP

Elucidar um crime é um trabalho que reúne diferentes especialistas que atuam juntos numa investigação. Parte primordial deste processo é a prova pericial. A análise minuciosa de evidências e o trabalho dos peritos despertaram ainda mais a atenção do público com as diversas produções de TV que colocaram a Ciência Forense no holofote. Essa importante área foi debatida no evento promovido pela UCP que discutiu temas atuais sobre a produção da prova pericial criminal e cível. O I Simpósio Tendências em Ciência Forense aconteceu na última sexta-feira (10.12) e foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

“Sem dúvida os filmes e séries que abordavam a ciência forense chamaram muito a atenção de forma que essa área do conhecimento se tornou até um pouco romantizada. Mas a verdade é que atualmente várias ciências são aplicadas para resolver crimes de forma que uma investigação policial não pode mais ser produzida sem o uso da ciência e da tecnologia. Com isso, as pessoas têm buscado cada vez mais atuar nessa área. A proposta de fazer esse evento veio da resposta do interesse dos alunos e profissionais que querem se formar nessa área”, explica o professor adjunto da UCP e perito criminal do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica de Petrópolis, Rodrigo Grazinoli, idealizador do evento.

Organizado pelo curso de Biomedicina, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde da UCP, o evento reuniu especialistas de diversas áreas do conhecimento, como Engenharia, Informática, Biologia, Psicologia e Direito que compartilharam com o público as suas experiências por meio de palestras e mesa-redonda, abrindo espaço para discussão entre alunos e profissionais. Além disso, o simpósio teve, ainda, um espaço específico para apresentação da experiência de alunos de outras instituições com Ligas Acadêmicas na área da Ciência Forense.

“A proposta do evento buscou alcançar além da Biomedicina, mas a diversidade de áreas que a UCP tem de formação. Porque a ciência forense usa de diversos conhecimentos. A novidade nesse evento, que é até mais voltado aos alunos, foi o debate que promovemos com estudantes de diversos cursos de várias instituições de ensino onde existem grupos de alunos que se reúnem para desenvolver atividades nessa área forense”, completa Rodrigo, lembrando que o simpósio foi direcionado a alunos, mas também a profissionais e demais interessados no tema.

O I Simpósio Tendências em Ciência Forense da UCP pode ser assistido no canal da Universidade no Youtube.

Confira a galeria:

Simpósio na UCP debate a Ciência Forense