Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

14 de dezembro de 2020

UCP e OAB realizam I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia

Na última sexta-feira (11.12), aconteceu o I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia, realizado em parceria entre o Centro de Ciências Jurídicas da UCP e a Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB). O evento, que foi on-line, foi transmitido pela TV UCP, canal da Universidade no Youtube.

Voltado a ex-alunos do mestrado e da graduação em Direito da UCP, além de demais interessados no tema, o evento teve por objetivo discutir os principais temas relacionados à cidadania e ao regime democrático no Brasil. O simpósio reuniu juristas de diversas áreas de atuação, como os presidentes da OAB/RJ, Luciano Bandeira, e da OAB/RJ – subseção Petrópolis, Marcelo Gouvea Schaefer; o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, André Fontes; entre outros.

 

Eu parabenizo a escolha do tema, porque é muito importante sempre se discutir democracia e cidadania. Existem duas profissões que são eminentemente profissões da democracia, do estado de direito. Uma é o jornalismo, a imprensa livre, que é o grande fiscal, o grande instrumento de informação da sociedade. A imprensa profissional e ética que realmente vai fiscalizar e apontar as questões que são relevantes e vai levar os anseios da sociedade para os seus dirigentes. E da mesma forma a advocacia. A democracia para os advogados é a água de beber, o ar que respiramos. Sem o respeito ao ordenamento constitucional, não existe democracia”, disse o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, na abertura do evento, que teve diversos palestrantes.

Todo o conteúdo do I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia pode ser conferido no canal da Universidade no Youtube.

Confira a galeria:

UCP e OAB realizam I Simpósio da Promoção da Cidadania e do fortalecimento da democracia
Rolar para o topo