Universidade Católica de Petrópolis

NOTÍCIAS UCP

UCP se despede do professor Lulu, que lecionou nos cursos do CEC por quase 50 anos

20 de dezembro de 2021

Figura ímpar nos corredores e salas de aula da UCP, é com pesar que a Instituição se despede do conhecido professor Luiz Grinsztajn, o “Lulu”. O docente, que lecionou por quase 50 anos nos cursos do Centro de Engenharia e Computação da Universdiade, morreu neste domingo (19.12) aos 87 anos. O sepultamento acontece nesta segunda-feira (20.12) no Cemitério Israelita Chevra Kadisha, em Belford Roxo.

Lulu imigrou da Polônia em 1934, quando fugiu do nazismo nos braços da mãe quando tinha apenas 6 meses. Adulto, virou professor e lecionou nas principais instituições de ensino do RJ: em escolas estaduais; no Colégio Militar; no Instituto Militar de Engenharia (IME); na UERJ; PUC; Escola Naval; Universidade Santa Úrsula e na UCP, onde deu aulas por 49 anos e ocupou cargos de coordenador do curso básico e de vice-diretor da Escola de Engenharia.

Na instituição petropolitana, o docente era um ícone para todos os estudantes que fizeram Engenharia, tido como um professor muito querido e competente. Lulu esteve à frente de diversas áreas e disciplinas técnicas da grade curricular do curso de Engenharia da UCP, desde o Cálculo Diferencial e Integral até a Mecânica dos Fluídos, passando por “RESMAT” (Resistência dos Materiais), dentre outras.

Nos últimos anos como professor da UCP, ele se dedicou ao Programa de Apoio Pedagógico do CEC (Pape-CEC), criado por ele com o objetivo de auxiliar os alunos em suas dúvidas ligadas às disciplinas até o quinto período, favorecendo o desenvolvimento pessoal e possibilitando-lhe uma participação efetiva na melhoria da qualidade de seu aprendizado.

Seu comprometimento e empenho foram reconhecidos, em 2017, com uma homenagem que eternizou sua trajetória na UCP com uma placa comemorativa no Campus Dom Cintra (primeira foto). Na mesma ocasião, o docente também recebeu uma Moção Honrosa na Câmara Municipal de Petrópolis por sua dedicação aos alunos (foto acima).

UCP se despede do professor Lulu, que lecionou nos cursos do CEC por quase 50 anos